Friedrich Fröbel

Friedrich Fröbel

Friedrich Wilhelm August Fröbel (Oberweißbach, 21 de abril de 1782 - Schweina, 21 de junho de 1852) foi um pedagogo e pedagogista alemão com raízes na escola Pestalozzi. 

Foi o fundador do primeiro jardim de infância. Na tentativa de criar um espaço singular para que um tipo especial de educação fosse realizado por algum tempo pensou numa palavra que pudesse explicar esse espaço, denominado por ele Kindergarten, ou "Jardim de infância" em português. 


Princípios
:

» o educando tem que ser tratado de acordo com a sua dignidade de filho de Deus, dentro de um clima de compreensão e liberdade;

» o educador é obrigado a respeitar o discípulo em toda a sua integridade;

» o educador deve manifestar-se como um guia experimentado e amigo fiel que exija e oriente com mão flexível mas firme. Não é somente um guia, mas também sujeito ativo da educação: dá e recebe, orienta mas deixa em liberdade, é firme mas concede;

» o educador deve conhecer os diversos graus de desenvolvimento do homem para realizar a sua tarefa com êxito, sendo três as fases de desenvolvimento, que vão desde quando o homem nasce até à adolescência.

As suas ideias reformularam a educação. A essência da sua pedagogia centra-se nos princípios educacionais da atividade e da liberdade.

Trabalhou com Pestalozzi e, embora influenciado por ele, foi totalmente independente e crítico, formulando os seus próprios princípios educacionais. Os seus ideais educacionais foram considerados politicamente radicais e, durante alguns anos, foram banidos da Prússia.

Em 1837, Fröbel abriu o primeiro jardim de infância, onde as crianças eram consideradas como plantas de um jardim, do qual o professor seria o jardineiro. A criança expressar-se-ia através das atividades de percepção sensorial, da linguagem e do brinquedo. A linguagem oral associar-se-ia à natureza e à vida. 


Fröbel foi um defensor do desenvolvimento genético. Para ele, o desenvolvimento ocorre segundo as seguintes etapas:

» a infância

» a meninice

» a puberdade

» a mocidade

» a maturidade

Todas estas fases eram igualmente importantes. Observava portanto a gradação e a continuidade do desenvolvimento, bem como a unidade das fases de crescimento. Enfim, a educação da infância realiza-se através de três tipos de operações:

» a ação - atividade importante para o desenvolvimento infantil, pois havia um termo utilizado por Froebel que era a 'auto-atividade', ou seja, dizia que a criança aprende através da ação dela sobre determinado objeto

» o jogo

» o trabalho.

Fröbel foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, a atividade lúdica, a apreender o significado da família nas relações humanas. É interessante frisar que, para Fröebel, o brincar caracteriza a ação da criança e que o próprio ato de brincar é uma linguagem, pois apreende, no ato de brincar, a linguagem gestual/corporal, sonora, verbal, entre outras. 


Idealizou recursos sistematizados para as crianças se expressarem: blocos de construção que eram utilizados pelas crianças nas suas atividades criadoras, papel, cartão, argila e serragem. O desenho e as atividades que envolvem o movimento e os ritmos eram muito importantes. Para a criança se conhecer, o primeiro passo seria chamar a atenção para os membros do seu próprio corpo, para depois chegar aos movimentos das partes do corpo. Valorizava também a utilização de histórias, mitos, lendas, contos de fadas e fábulas, assim como as excursões e o contacto com a natureza.

Principais conceções educacionais

» a educação deve basear-se na evolução natural das atividades da criança.

» o objetivo do ensino é sempre extrair mais do homem do que colocar mais e mais dentro dele. A criança não deve ser iniciada em nenhum novo assunto enquanto não estiver madura para ele.

» o verdadeiro desenvolvimento advém de atividades espontâneas.

» na educação inicial da criança o brinquedo é um processo essencial.

» os currículos das escolas devem basear-se nas atividades e interesses de cada fase da vida da criança.

fonte: wikipédia







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